23 de jan. de 2010

A História dos times brasileiros. Part. 2 – Sport Clube Corinthians

Foto Gaviões Fiel 

A Idéia
A idéia da fundação de um clube no Bom Retiro era assunto preferido dos funcionários da estrada de ferro São Paulo Railway e moradores, sem exceção do bairro. E isso começou a amadurecer quando Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia foram juntos, assistir no campo do Velódromo a estrela do time inglês Corinthian (sem o s final) Team, na tarde de 31 de agosto de 1910.
Os ingleses derrotam a Associação Atlética das Palmeiras (nenhuma ligação com o Palestra Itália), por 2 a 0. Voltaram do jogo maravilhados e com o pensamento mais forte na criação de um time de futebol no Bom Retiro.

Fundação
Um grupo de Homens de vida humilde - os pintores de casa Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo, o Trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes - decidiram fundar o seu próprio clube de futebol.
Assim, às 20h30m do dia 1° de setembro, à luz do lampião de gás, altura do número 34 que iluminava a da Avenida dos Imigrantes (atual José Paulino), no Bom Retiro, treze pessoas sacramentaram a fundação do Sport Corinthians Paulista, eles se reuniram e redigiram o primeiro estatuto do clube. Faltava apenas financiamento para o sonho se realizar. Foi aí que Miguel Bataglia entrou em cena. Bataglia era um requintado alfaiate; aceitou participar e foi oficialmente nomeado o primeiro presidente.
O clube já tomava uma cara, mas faltava o nome. As idéias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear o famoso time inglês que fazia uma excursão pelo país: o Corinthian Football Club. O clube que se tornaria o mais querido do Brasil já tinha nome. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra "s" foi acrescentada ao nome, e o clube ganhou o elegante nome Corinthians.

Primeiros jogos:

O primeiro jogo aconteceu dez dias após a fundação do time, o adversário foi União da Lapa, o timão jogando fora de casa perdeu o jogo por apenas 1 a 0, mas mesmo assim o timão já mostrava a sua força jogando com determinação e raça contra um time acostumado a aplicar grandes goleadas jogando em casa.

Títulos mais importantes:

poster_corinthians2009a1

O Corinthians tem uma longa história de títulos, sendo 26 títulos paulista, 4 títulos brasileiros, e 1 da serie B, 1 mundial FIFA, e 3 copa do Brasil, alem de outros. Agora o Corinthians esta a busca ta tão sonhada taça libertadores onde acreditam que esse ano de 2010 será perfeito, pois alem de ter reforçado o time com nomes grandes do futebol brasileiro, acreditam que por ser o ano do centenário terá mais sorte desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário