20 de jul. de 2009

Isso sim que é Remédio com um toque Nerd!

IPill, tecnologia ao seu dispor!

A Philips Research está desenvolvendo a iPill, uma cápsula inteligente que é capaz de reconhecer o local certo do corpo para soltar um medicamento.

Com essa pílula inteligente, drogas para colites, doença de Crohn e câncer do cólon são entregues diretamente no local mais adequado, o que permite o uso de dose muito altas, que prejudicam outros órgãos humanos. Como a cápsula sabe que está no local certo? Isso só é possível porque ela mede o PH, que varia conforme a parte do corpo. O sistema pode ser programado para soltar as drogas em diversos locais específicos.

A iPill mede 12 x 26 milímetros e pode ser engolida como uma cápsula comum. Mas ela está longe de ser um remédio como os outros, ele tem um microprocessador, bateria, sensor de PH, sensor de temperatura, transceptor de RF sem fio, propulsor de fluido e reserva para o medicamento. A cápsula se comunica, sem fios, com uma unidade externa e envia os dados dos sensores para o equipamento. A iPill ainda está em fase de protótipo, mas já disponível para fabricação em série.

O dispositivo lembra bastante como um filme dos anos 60 que se chama, “Viagem Fantástica”, quem diria que um dia esse tipo de tecnologia poderia fazer parte do nosso dia dia, para ficar igual ao filme, só esta faltando o homem inventar a maquina que encolhe as pessoas assim como no filme “Querida, encolhi as criança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário