4 de jul de 2009

São Paulo terá ônibus a hidrogênio em agosto!

onibus-hibrido-20090701163413[1]

“O primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina” foi apresentado hoje (1º) na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), e deve começar a circular em agosto na linha ABC de São Paulo, que liga Jabaquara a São Mateus.

Os primeiros testes do veículo com capacidade para 63 pessoas e que não libera nenhum poluente começaram já nesta quarta-feira, na sua apresentação.

Híbrido, pois possui célula a combustível a hidrogênio somada a três baterias de alto desempenho, o ônibus foi construído pelas companhias Tuttotrasporti e Marcopolo, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O Brasil se torna o quinto país do mundo a ter um ônibus movido a hidrogênio em circulação no mundo. Antes dele, Alemanha (com uma frota de 30 coletivos), Estados Unidos (15), Japão (11) e China (4) já utilizam coletivos do gênero nas vias urbanas.

“Estamos fazendo a tecnologia desde o início, na mesma fase de países desenvolvidos, ao contrário do que ocorreu com o metrô”, diz José Luiz Portella, Secretario Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A peça nacional, porém, possui uma inovação perante o resto do mundo, de acordo com os responsáveis pelo projeto. É o único que utiliza células a combustível de aplicação automotiva, o que, segundo os mesmos, barateou o custo do projeto financiado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), GEF (Global Environment Facility), com a ajuda do MME (Ministério de Minas e Energia), que obteve recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

Ao todo, segundo a descrição do grupo, o projeto custou 16 milhões de dólares.

By Info Plantão

Nenhum comentário:

Postar um comentário