31 de jul. de 2009

Cabo de fibra óptica “Alienigina”!

Cabo de fibra optica

Os laboratórios R&D da KDDI em conjunto com o Instituto Nacional de Informação e Comunicação do Japão, descobriram o mais avançado cabo de fibra ótica do mundo. Este novo cabo é capaz de transmitir 30 terabits de dado por segundo, uma velocidade 10 vezes maior do que as do cabos atuais.
Só para que vocês intendam qual é a velocidade desse no cabo, daria pra baixar 720 DVDs de 2 horas cada um em apenas 1 segundo.

Os pesquisadores também informaram que será possível transmitir dados em uma distância de 240Km, e que esperam que ela seja comercializada em 2012. Um dos primeiros compradores deve ser o Japão, que pretende investir US$ 210 milhões para ter todas suas cidade conectadas pelo novo cabo.
Obviamente, o uso desses cabos está longe, muito, muito e muito longe de chegar para os consumidores domésticos, mas é uma boa pedida para os órgãos governamentais e seria excelente se fosse usado para conectar todo o sistema e banco de dados das nossas Polícias (Militar, Civil e Federal) por todo o Brasil.

A única coisa que me preocupa, é se a telefônica acabar pegando uma tecnologia nas mão delas. Pensando nisso, acho melhor a ANATEL ficar de olho para que isso nunca aconteça.

Sem duvida não quero mais pensar nisso, pois acho que vou abar entrando em depressão só de pensar numa velocidade dessas em minha maquina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário